3 RECEITAS DE FESTA DE JUNINA PARA VOCÊ CURTIR SEU ARRAIAL EM CASA

Maçã do amor, curau de milho e vinho quente são algumas comidas típicas que não podem faltar



Junho é o mês de FESTA JUNINA, festa de origem portuguesa, mas que já virou tradição aqui no Brasil. Comemorada desde o século XVII, as festas juninas são a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval. E com sua popularização, diversos outros elementos ligados à festa tornaram-se cada vez mais comum, como as COMIDAS TÍPICAS!


E em todas as regiões, do norte ao sul, o alimento mais utilizado para preparar essas guloseimas da festa junina, é o milho. Com ele você consegue preparar pipoca, canjica, pamonha, bolo, curau e muito mais! Qual delas é o seu preferido?


Além dessas receitas com milho, muitas outras comidas com nomes peculiares e muito gostosas são preparadas nesse período tão colorido e festeiro, como por exemplo: pé de moleque, maçã do amor e cachorro-quente, e também bebidas quentinhas, como vinho quente e quentão, um tipo de chá feito com gengibre, canela e pinga!


E no post de hoje, para celebrar e curtir seu arraial em casa, com direito a decoração com bandeirolas e balões de papel, que tal aprender a fazer três receitas deliciosas e muito fáceis que não podem faltar na sua festa junina? Confira abaixo e nos marque no Instagram com a #arraialdoatacado para a gente curtir e festejar juntos!


MAÇÃ DO AMOR

Tempo de preparo: 25 min

Rendimento: 6 maçãs

Nível de dificuldade: bem facinho


Ingredientes

· 1 kg de açúcar

· 500 ml de água

· 1 colher (sopa) de vinagre

· corante vermelho (pó ou líquido)

· 6 maçãs (pequena/média)

· palitos de sorvete


Modo de preparo

Lave e seque as maçãs. Espete-as com um ou dois palitos e unte a assadeira Le Cook com o Chef Paper Moda do Chef. Coloque todos os ingredientes dentro de uma panela Le Cook e misture sem ajuda de uma colher (a colher pode açucarar a calda). Coloque em fogo alto até ferver e depois mude para fogo médio por mais 25 min. Ao desligar, mergulhe as maçãs na calda, uma por vez, o mais rápido possível, e transfira para a forma. Finalize com a decoração e na bandeja que quiser. Bom apetite!


CURAU DE MILHO

Tempo de preparo: 1h

Rendimento: 8 porções

Nível de dificuldade: fácil!


Ingredientes

· 4 espigas de milho verde raladas ou 2 de milho verde em conserva

· 1 xícara (chá) de água

· 2 xícaras (chá) de leite

· meia colher (sopa) de manteiga

· 1 lata de leite condensado (356 g)

· canela em pó para polvilhar


Modo de preparo

Em um liquidificador, bata o milho e água. Passe por uma peneira e reserve. Em uma panela, acrescente o milho reservado, o leite e a manteiga e cozinhe mexendo sempre, até obter um creme grosso. Acrescente o leite condensado e cozinhe por mais cinco minutos. Despeje em uma travessa e polvilhe a canela em pó. Sirva frio ou gelado.


VINHO QUENTE


Tempo de preparo: muuuuuito rápido

Rendimento: 5 copos

Nível de dificuldade: muuuuuito fácil


Ingredientes

· 1 litro de vinho tinto suave

· casca de 1 laranja

· 1 xícara (chá) de caldo de laranja

· 3 colheres (sopa) de caldo de limão

· ½ xícara (chá) de açúcar

· 2 maçãs

· 6 cravos-da-índia

· 3 ramas de canela em pau


Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes, menos as maçãs, numa panela média. Misture bem. Em seguida, descasque as maçãs, retire as sementes e os cabinhos. Corte-as em cubos. Leve a panela ao fogo alto e acrescente as maçãs cortadas. Depois que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Retire os cravos, as canelas e a casca de laranja com uma colher e sirva bem quente.