3 RECEITAS DELICIOSAS PARA O ALMOÇO DO DIA DOS PAIS

Rocambole de carne, cupim na cerveja e nhoque de ricota



O Dia dos Pais está chegando, e nesse domingo, nada melhor do que preparar um almoço delicioso para essa data especial. No post de hoje, separamos três receitas deliciosas que combinam perfeitamente com um arroz branco soltinho e uma salada completa com muitas folhas, grãos e temperos: cupim na cerveja, rocambole de carne e nhoque de ricota. E se você gostou das opções, mas quer prepará-las em uma outra data especial ou para o dia a dia, fique à vontade, comer bem é a qualquer hora e todos os dias. Confira e nos conte nos comentários qual foi a sua preferida!


ROCAMBOLE DE CARNE MOÍDA



Nível de dificuldade: fácil

Tempo de preparo: 70 min

Rendimento: 10 pedaços


Ingredientes

· 1 quilo de carne moída

· 1 pacote de creme de cebola

· 100 g de muçarela fatiada

· 100 g de presunto fatiado

· 1 tomate grande picado

· 1 colher (sopa) de orégano

· 1 colher (sopa) de manteiga


Modo de preparo

Em um recipiente, misture bem a carne moída com o creme de cebola, até ficar homogêneo. Abra a mistura de carne moída sobre um plástico-filme. Disponha as fatias de queijo por cima e depois as fatias de presunto, deixando uma borda. Espalhe o tomate e o orégano. Enrole como rocambole, com a ajuda do plástico e coloque-o em uma assadeira grande untada com manteiga. Espalhe os pedaços de manteiga por cima e leve ao forno preaquecido em 200°C, por cerca de 45 minutos, ou até que o rocambole esteja dourado. Sirva.


CUPIM NA CERVEJA ESCURA



Nível de dificuldade: fácil

Tempo de preparo: 120

Rendimento: 5 porções


Ingredientes

· 700 g de cupim

· 3 cebolas grandes

· 2 cubos de caldo de carne

· Sal e pimenta-do-reino a gosto

· 2 colheres (sopa) de azeite

· 1 lata de cerveja escura

· ½ kg de batatas pequenas


Modo de preparo

Dissolve o caldo de carne em 300 ml de água. Coloque o azeite, a cebola, o sal e a pimenta-do-reino na panela de pressão. Deixe refogar por alguns minutos. Coloque a carne e doure-a igualmente, de maneira que a mesma fique selada. Depois, adicione o caldo de carne, a cerveja e complete com água até cobrir a peça. Feche a panela de pressão e deixe cozinhar por cerca de uma hora.


Em seguida, reserve o cupim em uma travessa, coloque algumas batatas na panela e deixe o caldo engrossar enquanto as batatas cozinham. Depois do molho engrossado, retire as batatas e coloque na travessa junto com o cupim, despeje o molho por cima. Salpique com o alho frito e sirva!


NHOQUE DE RICOTA



Nível de dificuldade: muuuito fácil

Tempo de preparo: 25 min

Rendimento: até 4 porções


Ingredientes

· 450 g de ricota

· 2 ovos

· ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

· ½ xícara (chá) de farinha de trigo

· 1 colher (chá) de sal

· 4 colheres (sopa) de manteiga

· Folhas de manjericão e parmesão ralado a gosto


Modo de preparo

Coloque a ricota numa tigela grande e, com as mãos, quebre e esfarele em pequenos pedaços. Adicione os ovos, o queijo ralado e o sal e amasse bem com as mãos para misturar. Junte a farinha e amasse novamente, até formar uma massa lisa. Cubra com plástico-filme e deixe na geladeira por 15 minutos para firmar.


Com as mãos, separe uma porção da massa, enrole do tamanho de uma bola de gude e achate levemente. Repita o mesmo processo com o restante da massa. Se preferir, faça rolinhos e, com uma faca, corte a cada dois cm para formar os nhoques.


Leve ao fogo alto uma caçarola média com água. Assim que ferver, adicione sal a gosto. Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 15 nhoques por vez. Deixe cozinhar até que subam à superfície. Transfira para uma travessa. Cozinhe o restante e reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento


Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, adicione uma colher de manteiga e disponha metade dos nhoques na frigideira. Deixe por cerca de dois minutos, até dourar. Transfira para um prato e repita com a outra metade, adicionando uma colher de sopa de manteiga a cada leva.


Mantenha a frigideira em fogo médio e adicione o restante da manteiga. Assim que derreter, coloque ½ xícara (chá) da água do cozimento. Desligue o fogo e mexa até formar um molho liso. Se desejar um molho mais ralo, adicione, aos poucos, o restante da água do cozimento e ligue o fogo novamente apenas para aquecer. Transfira para uma molheira média. Sirva os nhoques de ricota com o molho de manteiga, queijo parmesão em lascas e folhas de manjericão frescas a gosto.