4 RECEITAS QUE VOCÊ PRECISA FAZER PARA A CEIA DE ANO NOVO

Salmão com batatas, costela ao molho barbecue, risoto de queijo e torta de limão



Onde você vai passar o ano novo? Mesmo que a comemoração seja com os amigos e a comida não for o foco principal da festa, é legal se preocupar pelo menos um pouco com os pratos que serão servidos, até porque nada melhor do que iniciar o próximo ano feliz e bem alimentado! Confira no post de hoje quatro receitas deliciosas para o ano novo e nos conte nos comentários qual receita não pode faltar na sua ceia!


SALMÃO COM BATATAS


Tempo de preparo: 1h15

Nível de dificuldade: fácil

Rendimento: 6 porções



Ingredientes

· 1 cebola

· 600 gramas salmão

· ½ quilo de batata

· 1 colher (sopa) de ervas finas

· 1 colher (café) de páprica doce

· 1 colher (café) de sal

· Azeite a gosto


Modo de preparo

Tempere o salmão com sal, as ervas finas e a páprica. Deixe na geladeira por 1 hora. Unte a Assadeira Redonda Le Cook com azeite. Faça uma camada com as batatas picadas, a cebola cortada em rodelas e polvilhe com sal. Acomode os filés de salmão, regue com azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180°. Deixe por cerca de 20 minutos para amolecer as batatas. Retire o papel alumínio, regue com mais azeite e deixe até dourar. Sirva em seguida.


DICA: o sabor suave do salmão combina com diferentes tipos de acompanhamentos e molhos. Você pode servir com batatas assadas, arroz branco e aspargos ou brócolis salteados na manteiga.


COSTELA AO MOLHO BARBECUE


Tempo de preparo: 2h30

Nível de dificuldade: fácil, só um pouco demorado

Rendimento: 6 porções



Ingredientes

· 1 kg de costelinha de porco

· Molho barbecue (caseiro ou pronto)

· Alho em pó e frito a gosto

· Sal e pimenta calabresa a gosto


Modo de preparo

Aqueça o forno a 180°C. Tempere a costelinha com sal, pimenta e um pouco de alho em pó e frito. Com a ajuda de um pincel de cozinha, pincele a costelinha com o molho barbecue. Coloque as costelinhas em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno. Deixe cozinhar por 1 hora e vire a costelinha.


Depois de mais 1 hora, tire o alumínio, suba a temperatura para 200°C e deixe cozinhar por 15 minutos de um lado. Tire do forno e pinte com um pouco mais de molho barbecue, e deixe-as por mais 15 minutos do outro lado. Passado este tempo, tire do forno e sirva em uma Travessa de Aço Inox Gourmet Mix.


DICA: aposte em saladas agridoce para quebrar o sabor forte da carne. Adicione no prato também legumes salteados, como cenoura, batata, aspargos, vagem, cebola e tomate.


RISOTO DE QUEIJO


Tempo de preparo: 30 min

Nível de dificuldade: fácil e delicioso

Rendimento: 2 porções



Ingredientes

· 700 ml de caldo de legumes

· 3 colheres (sopa) de manteiga

· 120 ml de vinho branco seco

· 1 xícara (chá) de arroz arbóreo

· ½ xícara de queijo parmesão ralado

· ½ cebola picada

· 1 colher (chá) de cúrcuma

· 1 colher (sopa) de azeite

· Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo

Em uma panela Le Cook, coloque o azeite, deixe a manteiga derreter, adicione a cebola e refogue, até ficar bem transparente. Adicione o arroz e misture bem. Acrescente o vinho branco seco e continue mexendo, até que evapore. Depois disso, coloque o caldo quente em uma concha Gourmet Mix e acrescente na panela, misturando bem, até perceber que está quase seco.


Repita esse processo até cozinhar totalmente o arroz, o que, no caso do risoto, significa deixá-lo no ponto “al dente”, ou seja, não muito mole. Não se esqueça de mexer sempre. Quando ele estiver no ponto, desligue o fogo. Se quiser, acrescente cúrcuma, para deixá-lo com uma cor mais bonita. Para finalizar, coloque o queijo parmesão aos poucos, a última colher de manteiga e a pimenta. Misture bem. Sirva em um prato fundo de Melamina 100% Profissional.


DICA: você também pode trocar o queijo por alho-poró, tomate seco, camarão e muito mais. O risoto é um prato que combina muito com qualquer tipo de carne, então pode apostar sem medo que todo mundo vai amar!


TORTA DE LIMÃO


Tempo de preparo: 10 porções

Nível de dificuldade: fácil

Rendimento: 30 min



Ingredientes

· 200 gramas de bolacha maisena triturada

· 2 colheres (sopa) de manteiga

· 1 caixinha de creme de leite

· 1 caixinha de leite condensado

· Suco de 3 limões

· Raspas de limão para decorar


Modo de preparo

Triture as bolachas no liquidificador. Em seguida, transfira para uma tigela e acrescente as colheres de manteiga. Misture até ficar com textura de areia molhada. Transfira a massa para a forma redonda de silicone Moda do Chef. Pressione e cubra o fundo e as laterais da forma. Fure com um garfo toda a massa para não estufar.


Leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 10 minutos. Retire do forno e despeje o recheio de limão. Leve para assar por mais 10 minutos. Espere esfriar e leve à geladeira por 4 horas antes de servir. Finalize com as raspas de limão.


DICA: a torta de limão não pode faltar! Sobremesa cítrica e muito saborosa e fácil de fazer, você também pode finalizá-la com claras em neve e é ideal para comer sem nenhum acompanhamento ou bebida.

18 visualizações0 comentário

DESENVOLVIDO POR FABIANO A. GODOI