APRENDA FAZER BRUSCHETTA DE TOMATE: RECEITA RÁPIDA E FÁCIL

Antepasto italiano que combina com várias ocasiões e também pode ser muito elegante



A Bruschetta é um antepasso tradicional italiano que também faz muito sucesso aqui no Brasil. Muito fácil de fazer e delicioso, é excelente para servir com vinho, suco, no lanche da tarde e também como petisco. Combina com várias ocasiões e é ótimo para quem quer cozinhar, não sabe o que fazer e/ou não quer arriscar, mas ao mesmo tempo deseja impressionar. Confira!



INGREDIENTES

· 1 baguete pequena ou 2 pães franceses amanhecidos

· 2 tomates grandes maduros picados

· 2 colheres (sopa) de azeite

· 2 ramos de manjericão

· 1 dente de alho

· Sal e pimenta-do-reino a gosto


MODO DE PREPARO

Corte a baguete ou os pães em fatias não tão grossas. Disponha as fatias numa assadeira grande de inox, uma ao lado da outra e leve ao forno preaquecido a 180°C, por cerca de 10 minutos, até ficarem crocantes e levemente douradas.


Transfira os tomates para uma tigela, junte as folhas de manjericão e regue com o azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture delicadamente. Descasque o dente de alho.

Para montar as bruschettas: esfregue o dente de alho sobre cada torrada e coloque uma porção do tomate temperado. Regue com um fio de azeite e sirva a seguir.


APRENDA MAIS RECEITAS



Além da receita tradicional, que vai tomate e manjericão, você também pode variar e criar novas versões, com queijo, presunto, ovo e até mesmo geleia, para uma bruschetta doce. Confira mais três receitas diferentes desse petisco delicioso e bom apetite!


BRUSCHETTA DE QUEIJO COM PRESUNTO PARMA



INGREDIENTES

· 1 baguete pequena de pão italiano ou 2 pães francês amanhecidos · 200 g de queijo brie fatiado · 200 g de presunto de parma fatiado · 2 colheres (sopa) de azeite · Alecrim a gosto


MODO DE PREPARO

Coloque as fatias do presunto de parma em uma assadeira antiaderente e leve ao forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 15 minutos. Retire e reserve.



Corte o pão italiano em fatias de aproximadamente um dedo, disponha em uma assadeira, regue com um fio de azeite e coloque fatias do queijo brie por cima. Leve ao forno a 200ºC até o queijo derreter, por aproximadamente 10 minutos.


Retire, pegue o presunto e quebre pequenos pedaços, jogando por cima das bruschettas prontas. Para finalizar, coloque um ramo de alecrim enquanto a bruschetta ainda está quente, ele irá aromatizar seu prato deixando-o ainda mais saboroso.


BRUSCHETTA DE OVO POCHÉ



INGREDIENTES

· 4 ovos

· 2 colheres (sopa) de manteiga

· 4 fatias de Pão de fôrma integral ou francês

· 1/2 abacate maduro

· Sal e pimenta-do-reino a gosto

· 3 colheres (sopa) de vinagre

· 2 colheres (sopa) de azeite



MODO DE PREPARO

Derreta metade da manteiga e toste as fatias de pão de ambos os lados até dourarem na frigideira antiaderente Le Cook. Reserve. Amasse o abacate com um garfo ou corte em fatias finas e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e um fio de azeite. Reserve.


Pegue uma panela e coloque água pela metade, coloque para ferver com as colheres cheias de vinagre e, depois de ferver, quebre o ovo em outro recipiente, sem estourar a gema. Para servir, sobre cada torrada coloque uma porção do abacate e outra de ovos mexidos e finalize com tomatinhos cereja, azeitonas pretas e raspas de limão.


BRUSCHETTA DE QUEIJO E GELEIA


INGREDIENTES

· 2 pães italianos em fatias

· 2 colheres (sopa) de manteiga

· 200 g de queijo brie em fatias

· Geleia de frutas a gosto


MODO DE PREPARO

Derreta a manteiga e toste as fatias de pão dos dois lados até dourar e formar casquinha.



Transfira para o prato de Melamina Profissional que irá servir e coloque o queijo brie e a geleia frutas de sua preferência. Fica uma delícia com geleia de amora, damasco, frutas vermelhas, entre outras. Leve ao forno preaquecido a 200°C e deixe apenas até derreter o queijo. Está pronto!

12 visualizações0 comentário

DESENVOLVIDO POR FABIANO A. GODOI