DELÍCIAS DE INVERNO: 6 RECEITAS DE CALDOS PARA FAZER EM CASA

Caldo verde, caldo de mandioquinha, caldo de abóbora e muito mais


O inverno chegou com tudo esse ano! Em algumas regiões do Brasil, os termômetros marcaram 2°C e ultrapassaram o recorde dos últimos cinco anos, e por isso, se aquecer nesse frio é fundamental. Um dos modos mais eficazes, é através da comida! E as sopas e caldos são alimentos que, especialmente, esquentam de dentro para fora e quando bem feitos, ficam uma delícia!


Podem levar diversos acompanhamentos, como pães de alho, torradinhas, queijos, bacon, croutons, e também podem ser preparados de vários jeitos e sabores. No post de hoje você vai aprender a fazer seis tipos de caldos diferentes para o inverno e se deliciar com esse prato que não aquece somente a barriga, mas também o coração. Confira!


CALDO DE MANDIOQUINHA


Tempo de preparo: 1h

Nível de dificuldade: facílimo

Porções: 6 porções


Ingredientes

· 2,5 L de água

· 4 mandioquinhas grandes limpas

· 2 linguiças calabresas cortadas

· 4 dentes de alho picados

· Azeite de oliva a gosto

· 1 cebola picada

· Sal a gosto

· Bacon picado a gosto

· Queijo ralado a gosto



Modo de preparo

Cozinhe as mandioquinhas com a água na panela de pressão por 20 minutos ou até derreter. Enquanto isso, faça um refogado na frigideira Le Cook com a cebola, o alho, a linguiça e o bacon. Libere a pressão, abra a panela e acrescente o refogado (não esqueça de escoar o óleo antes). Leve de volta ao fogo, coloque o sal e outros temperos que desejar. Deixe cozinhar por mais 30 minutos ou até engrossar. Leve para uma tigela empilhável de Melamina 100% Profissional e finalize com o queijo ralado.


CALDO VERDE


Tempo de preparo: 50 min

Nível de dificuldade: fácil

Porções: 8 porções


Ingredientes

· 200 g de linguiça calabresa cortadas

· 1 colher (sopa) de azeite

· 1 cebola média picada

· 6 xícaras (chá) de água quente

· 1 folha de louro

· 500 g de batatas cortadas

· ½ maço de couve cortada

· 3 colheres (sopa) de cebolinha picada

· Sal e orégano a gosto


Modo de preparo

Aqueça uma frigideira Le Cook e coloque as rodelas de linguiça. Refogue até dourar levemente. Escorra o excesso de óleo e reserve. Em uma panela tipo caçarola Le Cook grande aqueça o azeite e refogue a cebola picada. Acrescente a água quente, a folha de louro, e sal a gosto e outros temperos que preferir e mexa bem.


Coloque as batatas e cozinhe por cerca de 20 minutos ou até que estejam macias. Retire-as com uma escumadeira, amasse com um garfo e retorne para a panela. Coloque o orégano, a couve, a linguiça reservada e cozinhe por cerca de 10 minutos. Polvilhe a cebolinha verde e sirva a seguir numa travessa de Melamina 100% Profissional.


CALDO DE ABÓBORA



Tempo de preparo: 40 min

Nível de dificuldade: fácil

Porções: 6 porções


Ingredientes

· 1 abóbora-cabotiã sem casca e sementes picada

· Tomilho, alecrim, sal e pimenta-do-reino a gosto

· 1 cebola pequena picada

· 1 talo de alho-poró picado

· 3 litros de água


Modo de preparo

Cozinhe a abóbora na água com a cebola e o alho-poró por 15 minutos ou até amaciar e tempere com o tomilho e alecrim a gosto. Transfira o conteúdo da panela para o copo do processador ou liquidificador e bata até triturar bem. Leve de volta ao fogo médio, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e cozinhe até encorpar. Sirva em seguida na sopeira de Melamina 100% Profissional.


SOPA DE BATATA



Tempo de preparo: 30 min

Nível de dificuldade: fácil

Porções: 2 porções


Ingredientes

· 5 batatas cortadas em cubos

· 1 cebola grande picada

· 3 dentes de alho picados

· 1,5 L de caldo de legumes

· 1 caixinha de creme de leite

· 1 folha de louro

· Sal e pimenta a gosto

· Salsinha picada

· Azeite


Modo de preparo

Em uma panela caçarola Le Cook, aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola em fogo baixo até que fique transparentes. Adicione o alho e refogue por mais alguns minutos. Coloque as batatas e a folha de louro, e cubra com o caldo de legumes. Deixe cozinhar, por aproximadamente, 15 minutos sem mexer, até que o caldo seque e as batatas grudem um pouco no fundo.


Verifique se as batatas estão cozidas, abaixe o fogo, coloque mais um pouco de caldo e misture bem para desgrudar as batatas e todo sabor do fundo da panela. Retire a folha de louro, bata as batatas cozidas em um liquidificador e volte o creme para a panela. Coloque mais um pouco de caldo para que a sopa fique na consistência desejada. Junte o creme de leite e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe levantar fervura e sirva no Prato Fundo de Melamina Gourmet Mix com mais um pouco de creme e salsinha por cima.


SOPA DE TOMATE



Tempo de preparo: 30 min

Nível de dificuldade: fácil, fácil

Porções: 3 porções


Modo de preparo

Em fogo médio, refogue a cebola no azeite até murchar e ficar transparente. Acrescente os tomates cortados, a água, as folhas de manjericão, o louro e o sal. Ainda em fogo médio, conte 20 minutos após levantar fervura. Desligue o fogo, deixe esfriar, tire o louro e bata no liquidificador. Passe a sopa por uma peneira fina e volte à panela em fogo médio. Mexa bem até levantar fervura e está pronta! Sirva na Tigela de Melamina 100% Profissional.


CALDO DE MANDIOCA



Tempo de preparo: 45 min

Nível de dificuldade: médio, quase fácil

Porções: 4 porções


Ingredientes

· 500 g de mandioca

· 1 cebola picada

· 2 dentes de alho picados

· 1 cenoura grande picada

· ½ alho-poró picado.

· 2 colheres (sopa) de azeite

· 1 L de água

· 1 colher (sopa) de sal

· Cebolinha picada a gosto


Modo de preparo

Descasque a mandioca e corte em pedaços. Numa panela com o azeite, refogue a cebola e os alhos picados. Acrescente o alho-poró, misture e deixe cozinhar por mais um minuto. Acrescente a cenoura e a mandioca e misture. Deixe no fogo por mais dois minutos e acrescente a água e o sal. Tampe e deixe ferver por 40 minutos na panela comum ou 20 minutos na panela de pressão.


Se a mandioca se desfizer facilmente, significa que todos os legumes estão cozidos! Triture o caldo de mandioca com um processador de mão diretamente na panela até ficar bem lisinho ou, se preferir, deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. Sirva seu caldo de mandioca polvilhado com cebolinha picada na Tigela de Melamina 100% Profissional. Fica delicioso!




132 visualizações0 comentário

DESENVOLVIDO POR FABIANO A. GODOI