FAÇA VOCÊ MESMO: 4 RECEITAS DE OVOS DE PÁSCOA PARA FAZER EM CASA

Churros, tradicional, red velvet e trufado de maracujá



Se você pensou em ovo de páscoa assim que abril começou, esse post foi feito para você! No mercado anda tudo muito caro e as opções são bem limitadas, por isso nada melhor do que fazer em casa ovos deliciosos para comer com a família ou para ganhar aquela graninha extra. Faça você mesmo quatro receitas deliciosas de ovos de churros, tradicional, red velvet e trufado de maracujá e boa páscoa!



Ovo de Páscoa Tradicional


Tempo de preparo: 1h10

Nível de dificuldade: fácil


Ingredientes

· 500 g de chocolate ao leite

· 1 forma para ovo de 1 quilo


Modo de preparo

Quebre o chocolate em pedaços pequenos e transfira para uma vasilha de vidro.


Derreta o chocolate no micro-ondas em intervalos de 30 segundos, mexendo bem para derreter por igual. Quando o chocolate tiver derretido, despeje-o sobre uma superfície de mármore limpa e lisa. Com uma espátula, faça movimentos circulares no chocolate derretido para que ele esfrie. Quando o chocolate estiver em temperatura ambiente, retorne-o para a vasilha de vidro. Usando uma espátula de silicone, forre a parte interna de uma das formas com chocolate.


Leve a forma à geladeira por 10 minutos, retire da geladeira e coloque mais uma camada de chocolate por cima. Deixe esfriar na geladeira novamente por 10 min, retire da geladeira e faça outra camada por cima. Desta vez, deixe a forma na geladeira por 15 minutos até o chocolate ficar bem firme. Repita este processo com a outra metade da forma. Retire as duas formas da geladeira e, com uma faca afiada, apare o excesso de chocolate das bordas. Desenforme e sirva.


Ovo de Páscoa de Churros


Tempo de preparo: 4 horas

Nível de dificuldade: médio


Ingredientes

Bolo


· 4 ovos

· 1 e ½ xícara (chá) de açúcar

· ½ xícara (chá) de óleo

· 1 xícara (chá) de leite

· 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

· 1 colher (sopa) de canela em pó

· 1 colher (sopa) de fermento em pó

· Manteiga e farinha de trigo para untar


Ovo de páscoa


· 300 g de chocolate branco fracionado derretido

· 300 g de chocolate meio amargo fracionado derretido

· 600 g de doce de leite cremoso

· Açúcar e canela em pó para polvilhar

· Minichurros prontos para decorar


Modo de preparo

Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo e o leite por um minuto. Despeje em uma tigela e misture a farinha, a canela e o fermento. Despeje em uma forma untada e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Retire, deixe amornar, desenforme, esfarele com as mãos e reserve.


Pincele uma camada de chocolate branco em uma forma de acetato própria para ovo com capacidade de 500 g. Leve à geladeira por 10 minutos. Repita o procedimento mais duas vezes. Desenforme com cuidado e reserve na geladeira. Faça o mesmo com o chocolate meio amargo usando outra forma. Dentro das cascas de ovos, coloque camadas de bolo esfarelado e de doce de leite, usando um saco de confeitar com bico pitanga, terminando em doce de leite. Polvilhe com açúcar e canela, decore com minichurros e sirva.


Ovo de Páscoa Red Velvet


Tempo de preparo: 4 horas

Nível de dificuldade: médio quase chegando no difícil


Ingredientes

Casquinha


· 150 g de chocolate branco fracionado



Bolo

· 75 g de açúcar (1/2 xícara)

· 75 g de margarina gelada (3 colheres de sopa)

· 1 ovo

· 3/4 (xícara) de farinha de trigo com fermento

· 1 colher (sopa) de corante vermelho em gel


Cobertura e recheio

· 150 g de cream cheese gelado

· 75 g de manteiga gelada

· 1 colher (sopa) de essência de baunilha

· 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado

Modo de preparo

Coloque o chocolate derretido na forma para ovos de páscoa de 150 g, retire o excesso e deixe gelar até ficar firme. Desenforme. Bata a margarina gelada com o açúcar até formar uma massa esbranquiçada. Coloque a essência de baunilha. Adicione o ovo e depois de incorporado, adicione a farinha aos poucos, batendo em velocidade mínima. Em seguida, coloque o restante da farinha e adicione o corante. Transfira para uma forma untada e asse em forno preaquecido à 180°C por mais ou menos 30 minutos. Fure a massa com um palitinho, se ele sair limpo está pronto. Espere esfriar.


Na batedeira, bata o cream cheese e a manteiga, adicione a essência de baunilha e misture. Adicione o açúcar e bata bem até ficar homogêneo. Coloque em um saco de confeitar. Desenforme o bolo e esfarele. Na casquinha do ovo de páscoa coloque um pouco do bolo esfarelado, o recheio de cream cheese e por fim mais uma camada de bolo. Decore com a cobertura.


Ovo de Páscoa Trufado de Maracujá


Tempo de preparo: 1 hora

Nível de dificuldade: fácil


Ingredientes

· 500 g de chocolate ao leite

· 1 lata de creme de leite sem soro

· 1 colher (chá) de manteiga

· 2 colheres (chá) de mel

· 500 g de chocolate branco

· ½ xícara (chá) de suco de maracujá concentrado




Modo de preparo Trufa de Maracujá

Numa panela coloque o creme de leite, a manteiga e o mel. Em seguida leve ao fogo médio, sem parar de mexer. Após ferver, tire a panela do fogo e adicione o chocolate ao leite rapidamente, mexendo até derreter. Adicione o suco de maracujá e misture bem até ficar homogêneo. Deixe a trufa esfriar um pouco e deixe na geladeira por 30 minutos.


Modo de preparo Ovo de Páscoa

Derreta o chocolate branco em banho-maria ou no micro-ondas. Depois de derretido, transfira-o para outra tigela e coloque-o em cima de uma travessa com água gelada.

Espalhe a primeira camada do ovo em cada uma das formas e deixe na geladeira por três minutos.


Em seguida faça outra camada de chocolate e coloque novamente na geladeira por mais três minutos. Com uma colher, preencha a cavidade de cada forma com a trufa de maracujá, mas sem colocar na borda. Cubra a camada de trufa com o chocolate derretido e deixe gelar por cerca de 20 minutos ou até ficar completamente opaco. Desenforme os ovos com cuidado e embrulhe.