Confira as dicas e aprenda a fazer a melhor feijoada no mês da gastronomia mineira

Tradicionalmente brasileira, a feijoada é um prato muito amado por todos. E apesar de possuir a mesma base em todas as receitas, na hora de temperar e escolher as carnes, cada um faz do seu jeito! E hoje, além de receber dicas de como preparar a melhor feijoada, você também vai aprender a fazer uma feijoada mineira deliciosa, pois no inverno e no mês que é comemorado o Dia da Gastronomia Mineira, ela é obrigatória para o seu almoço de domingo. Confira!
DICA 1
A dica mais importante que você precisa levar com você na hora de preparar a sua feijoada mineira ou qualquer outra é: hidrate os grãos antes de começar a cozinhar e troque a água, pois como a casca do feijão libera uma substância chamada galactose, que aumenta a flatulência, é muito importante trocá-la de tempos em tempos.
DICA 2
Normalmente, as orelhas e focinho de porco são vendidos juntos e bem salgadas no mercado, por isso, antes do preparo, é muito importante dessalgar as carnes em água gelada, como também a carne seca. Essa técnica é essencial para que você não estrague sua receita e prepare uma feijoada mais saudável e saborosa, com o sal na medida certa.
DICA 3
Cozinhe a carne-seca e as partes do porco em água quente antes de misturar com o feijão preto. Essas peças contêm muita cartilagem, dessa forma, o sabor fica por mais tempo na boca. Possuem menos gordura, mas precisam desse cuidado maior na hora de preparar, para que sua feijoada fique ainda mais gostosa!
DICA 4
Escolha bons temperos não esqueça dos acompanhamentos! A couve, o torresmo e as rodelas de laranja são fundamentais para deixar a feijoada mineira completa. Por isso, prepare seus acompanhamentos preferidos e faça um molhinho mineiro caseiro com alho, cebola, urucum, açafrão-da-terra, suco de limão, sal, pimenta-dedo-de-moça, cebolinha e azeite.
DICA 5
A melhor maneira de preparar uma feijoada mineira de qualidade, é com as PANELAS DOS SONHOS RED LE COOK! Produzidas em alumínio com revestimento antiaderente cerâmico, a linha completa possui tampas em vidro temperado com borda de silicone nas laterais e o fundo de alumínio resistente para uso de fogões a gás e elétrico. Garanta a sua e prepare a sua feijoada mineira agora mesmo!
FEIJOADA MINEIRA
Tempo de preparo: 60 min
Nível de dificuldade: fácil, só demora um pouquinho
Porções: 8 porções

Ingredientes
· ½ kg de chã-de-dentro
· 1 kg de feijão preto
· 1 linguiça calabresa
· ½ kg de lombo de porco
· 250 g de carne seca
· 400 g de costelinha suína
· Alho, cebola, cheiro verde
· Orelhas e focinho de porco a gosto
· Tempero mineiro
Modo de preparo
Tempere o chã-de-dentro, a costelinha e o lombo com azeite, sal e tempero mineiro. Reserve. Cozinha o feijão preto e coloque as carnes temperadas em uma outra panela com um pouco de óleo. Deixe cozinhar, em fogo médio, mexendo sempre, e ocasionalmente, colocando um pouco de água, por aproximadamente meia hora. Tempere o feijão já cozido com um pouco de sal e alho.
Pique as calabresas, a carne seca, as orelhas e o focinho de porco, já dessalgados e cozidos em água quente, e coloque dentro da panela de feijão, junto com as carnes cozidas. Deixe cozinhar por mais ou menos 25 minutos. Transfira para a Sopeira de Melamina 100% Profissional e finalize com cheiro-verde a gosto.