4 RECEITAS SALGADAS PARA SUA FESTA JUNINA

Cuscuz, cachorro quente, pastel e carne louca



Já estamos na metade do ano, e uma festa típica que vem junto com os meses de junho e julho, é a FESTA JUNINA! Amada por todos os brasileiros, principalmente pela diversidade gastronômica, as comidas de festa junina atendem todos os gostos, seja bebida quentinha e receitas doces e salgadas, que são as que você vai aprender agora, no post de hoje: cuscuz com manteiga, cachorro-quente, pastel de pizza e queijo e carne louca com pão. Qual a sua preferida? Continue lendo e deixe nos comentários onde você vai festejar o dia de São João esse ano!


CUSCUZ COM MANTEIGA



INGREDIENTES

· 2 xícaras (chá) de farinha de milho

· 2 colheres cheias (sopa) de manteiga

· 1 xícara (chá) de água

· 1 colher (rasa) de sal


MODO DE PREPARO

Em uma tigela de inox, misture a farinha de milho e o sal. Em seguida, vá adicionando aos poucos a água. Não deixe ensopar e depois cubra a tigela com um pano e deixe descansar por 20 minutos. Depois mexa novamente para que fique bem soltinho.


Use a cuscuzeira para deixar o cuscuz bem fofo e macio. Após o processo, tampe a cuscuzeira e leve ao fogo médio por cerca de 15 minutos ou até que o cuscuz esteja firme. Desligue o fogo, retire o cuscuz da cuscuzeira e sirva com a manteiga. Basta depositar em cima ou adicioná-la já levemente derretida.


CACHORRO QUENTE



INGREDIENTES

· 1 pacote de pão de batata (ou o famoso pão para hot dog)

· Ketchup, mostarda e maionese a gosto

· 4 batatas grandes cozidas

· 1 pacote de batata palha

· 450 g de salsicha


MODO DE PREPARO

Coloque a salsicha para ferver, por aproximadamente 10 min. Enquanto isso, amasse as batatas cozidas, leve a panela com manteiga, leite e sal e faça um purê. Finalize com um pouco de pimenta-do-reino. Reserve. Abra o pão, coloque a maionese, a salsicha fervida, o ketchup, a mostarda, o purê e a batata palha. Está pronto. Viu só que fácil e delicioso?!


PASTEL DE CARNE E QUEIJO



INGREDIENTES

· Massa para pastel pronta

· 250 g de presunto

· 300 g de muçarela

· Orégano a gosto

· Tomates em rodelas


MODO DE PREPARO

Abra as massas dos pastéis e para os pasteis de queijo, corte as muçarelas em cubinhos, acrescente o orégano, coloque um pouco de água nas bordas da massa e feche com um garfo. Para os pastéis de pizza, corte o presunto e o queijo, coloque na massa e finalize com o orégano e as rodelas de tomate. Feche do mesmo jeito que fechou os pastéis de queijo.


Em uma panela média, coloque óleo limpo até a metade, ligue o fogo e deixe aquecer por alguns minutos. Vá colocando os pastéis aos poucos, depois de fritos, tire-os da panela e transfira para um prato com papel toalha. Espere esfriar e está pronto para servir!



DICA: você também pode fazer os pastéis na airfryer, é mais rápido e mais saudável e um pouco menos crocante.


CARNE LOUCA COM PÃO



INGREDIENTES

· 1,5 kg de coxão mole

· 3 cebolas

· 3 dentes de alho

· 1 xícara (chá) de vinagre

· 1 litro de água quente

· 3 folhas de louro

· 2 colheres (chá) de orégano

· Azeite a gosto

· Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto


MODO DE PREPARO

Descasque os dentes de alho, corte o coxão mole em 3 partes e tempere com sal e pimenta a gosto. Leve a panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Quando aquecer, coloque um pouco azeite, um pedaço da carne e deixe dourar bem de todos os lados. Transfira o pedaço dourado para uma travessa e repita o processo as outras duas partes de carne, regando com azeite a cada leva.


Leve um pouco da água quente, para formar um caldo e volte as três partes de carne para panela. Cubra com o restante da água quente. Junte as folhas de louro, os dentes de alho, o vinagre e sal. Tampe a panela e aumente o fogo. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 40 minutos. Enquanto sai a pressão, pique as cebolas e tempere com o orégano e pimenta-do-reino a gosto.


Numa tábua, desfie os pedaços da carne ainda quente com dois garfos. Transfira para uma travessa e regue com metade do caldo de cozimento. Cubra e leve à geladeira para esfriar. Quando estiver fria, misture a carne com as cebolas picadinhas e a outra metade do caldo. Regue com um pouco mais de azeite e sirva com pão francês. Fica delicioso!




25 visualizações0 comentário

DESENVOLVIDO POR FABIANO A. GODOI