TIPOS DE PIMENTAS: ESCOLHA A MELHOR PARA SUAS RECEITAS

Rosa, dedo de moça, do reino, caiena e muitas outras para começar a usar


Para deixar os alimentos ainda mais deliciosos, o tempero utilizado faz toda diferença e é fundamental! Hoje em dia, existem os temperos prontos, mas nada mais barato, saudável e, principalmente saboroso, do que as ervas naturais! As opções são infinitas, como o orégano, muito utilizado pelo seu aroma e sabor que oferece aos pratos, a folha de louro, que pode ser utilizada inteira, seca ou moída e também oferece muito sabor, e as pimentas.


A quantidade de pimentas existentes no Brasil e no mundo é enorme! Mas no post de hoje, iremos lhe apresentar as sete mais conhecidas e usadas nas cozinhas de diversos chefs, e que com certeza, irão deixar suas receitas irresistíveis!


Pimenta rosa


Tipicamente brasileira, a pimenta rosa é um fruto da aroeira-vermelha cheia de benefícios! Com ardência leve, sabor adocicado e aparência romântica, esta pequena pimenta é, principalmente, utilizada no preparo de vários doces e sobremesas, além de ser uma grande fonte de fibras, vitaminas e outras propriedades nutritivas.


Conheça alguns benefícios:





- Rica em vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo. Fonte de vitamina A, componente fundamental para quem busca por mais ânimo e disposição no dia a dia. Fortalece o organismo, auxilia na absorção do ferro e atua como um poderoso antioxidante.


- Termogênico natural, favorece no emagrecimento, basta utilizá-la no preparo de receitas com outros termogênicos, como curry, gengibre, óleo de coco e outros tipos de pimentas.


- Fonte de fibras e minerais importantes, como o cálcio e o ferro. Possui características antioxidantes, substâncias que ajudam a combater a ação dos radicais livres, e ajuda a evitar quadros anêmicos e a fortalecer os ossos e os músculos do corpo.


Pimenta dedo-de-moça


Muito versátil, a pimenta dedo-de-moça ou pimenta caiena pode ser usada em saladas, molhos, frutos do mar, carnes bovinas e aves. Possui um aroma delicioso, diversos benefícios e você pode encontrá-la fresca, de forma líquida, moída, desidratada e em conserva.



Confira algumas vantagens:


- É uma pimenta antioxidante, que previne o envelhecimento precoce, possui vitamina A, C e E e flavonoides muito importantes que neutralizam os radicais livres. Também estimula a liberação de substâncias que diminuem o apetite e o acúmulo de gorduras na barriga.


- A pimenta dedo-de-moça faz bem para o coração, pois com as vitaminas A, C, algumas do complexo B, potássio e cálcio, ela impede a formação de coágulos e aumenta o calibre dos vasos sanguíneos.


Pimenta biquinho


Uma das mais usadas e a preferida de muitos brasileiros, é a pimenta biquinho! Extremamente saborosa e nada ardida, é perfeita para ser levada em saladas coloridas e com vários acompanhamentos, como folhas mistas, palmito, queijo, ovos de codorna, tomate cereja e muito mais! Seus benefícios são muitos, dentre eles estão:



- Betacaroteno, pigmento antioxidante natural, que leva de forma indireta a vitamina A para o organismo. Auxilia na absorção de vitamina C, o que aumenta a imunidade do organismo.


- Rica em magnésio, ferro, cálcio, sódio e fósforo, nutrientes indispensáveis para prática de atividades e bom funcionamento do corpo humano. Contêm vitaminas B6 e K1, grandes responsáveis por controlar as taxas de açúcar no sangue, além de ter função anti-inflamatória.


Pimenta-do-reino


A pimenta mais conhecida e usada pelos brasileiros, tem origem indiana e é um ingrediente essencial usado em inúmeras receitas salgadas, que pedem pela famosa “pitada de sal e pimenta”.


Existem três tipos de pimenta-do-reino: a branca, a preta, e a verde.

A pimenta-do-reino verde é ótima para molhos de filés, a pimenta branca para carnes de aves, peixes e suínos, e a pimenta-do-reino preta é a mais diversa, podendo ser usada em praticamente qualquer prato salgado, mas sendo perfeita para carnes vermelhas. Seus benefícios são:


- Ajuda o sistema digestivo e na absorção de nutrientes, por conta de uma substância chamada piperina que aumenta a absorção de vários nutrientes, incluindo vitaminas.


- Diminui o desejo de fumar e é um termogênico natural, pois aumenta o metabolismo e o número de calorias queimadas pelo organismo. E evita a retenção de água e é um agente antibacteriano.


Pimenta Cambuci


Com formato que parece uma flor, a pimenta Cambuci também é muito saborosa, mas diferente da pimenta biquinho, é um pouco mais ardida... na medida certa! Uma ótima opção de guarnição para seu almoço ou jantar.


Com a doçura de um pimentão, a pimenta Cambuci também oferece várias vantagens:



- Fonte de minerais como ferro, que auxilia a prevenir e combater a anemia, fósforo, que fortifica dentes e ossos, e potássio, que previne as doenças cardiovasculares.


- Fonte de vitamina C, que auxilia na prevenção do estresse oxidativo, também retarda o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico, além de fibras, essenciais para um bom trânsito intestinal.


Pimenta calabresa


Obtida através da secagem e flocagem da pimenta vermelha, a pimenta calabresa é principalmente usada no preparo de receitas baianas e mexicanas, por conta do aroma forte e sabor bastante picante, características que fazem qualquer receita se sobressair. Confira alguns benefícios da pimenta calabresa em pó.


- Termogênica; seu consumo diário (e não em excesso) aumenta o gasto calórico corporal mesmo em repouso absoluto. Também é cicatrizante seu consumo diário favorece a redução de coágulos no sangue e aumenta a resistência física. E é anti-inflamatória, a pimenta calabresa contém propriedades anti-inflamatórias e alivia dores de cabeça.


Pimenta Carolina Reaper


Conhecida como "bomba atômica", a pimenta Carolina Reaper é considerada uma das pimentas mais ardidas do mundo! Principalmente usada no preparo de salames e em algumas bebidas e doces, esta pimenta, segundo a escala Scoville - que mede o grau de ardência das pimentas - a Carolina Reaper é 400 vezes mais picante que a Jalapenho e equivale a um spray de pimenta padrão. Conheça seus benefícios:


- O fruto tem efeito antioxidante e previne o envelhecimento precoce e doenças crônicas. Além de possuir efeito termogênico (acelera o metabolismo), ajudando no emagrecimento, no controle do colesterol, na prevenção do diabetes, no combate a depressão e na melhora do humor.


Gostou de saber um pouco mais sobre algumas das pimentas mais conhecidas, saborosas ou ardidas do Brasil e do mundo? Comente qual a sua receita preferida com pimenta e continue nos acompanhando para mais dicas, receitas e inspirações para sua casa e, principalmente, sua cozinha!